2015

BEST MISTAKE ERA (2015)

Após suas promoções durante o início de 2015 no Japão, o terceiro mini álbum da artista foi estreado em 24 de maio, o single “Problem” lançado um dia antes. Depois do sucesso de “Christmas Kisses”, que teve mais reação do que esperava, seus Kitty Kats estavam ansiosos para terem notícias do seu próximo projeto. “Estou satisfeita que meu próximo disco é uma evolução de tudo o que fiz em 2014, e não uma extensão”, disse ᑎᗩYᗩ.

Intitulado “Best Mistake”, o mini álbum contém faixas colaborativas com Jessi, que esteve envolvida previamente na canção de J.Y.Park “Who’s Your Mama?”, o rapper Loco, Young K, que debutaria em setembro do mesmo ano pela JYP e o dongsaeng trainee da empresa, Christopher Bang.

O ÁLBUM

  1. Problem feat. Jessi
  2. Best Mistake feat. Loco
  3. Break Your Heart Right Back feat. Young K
  4. 나에게 손 (Hands On Me) feat. CB97
  5. 너 나 몰라 (You Don’t Know Me)
  6. 캐딜락 노래 (Cadillac Song)
  7. 단 하나의 (Only 1)
  8. Too Close

FATOS DO MINI ÁLBUM

→ Enquanto gravava “Problem”, foi sugerido que ela dissesse “I’m back” depois do JYP no começo, mas, na cabeça dela, soava muito obscuro e sempre dava risada. A produção optou por deixar apenas seu riso na versão final;

→ Naya não gostava de “Problem” até a versão final dela;

J.Y. Park foi quem apresentou Jessi e Naya;

→ Jessi sugeriu a colaboração com o rapper Loco;

→ A empresa lançou um desafio para os rappers trainees, escolhendo Bang Chan para trabalhar na faixa “나에게 손 (Hands On Me)” com ela;

→ Inspirada pelas especulações no começo do ano que fizeram dela, trabalhou na faixa “너 나 몰라 (You Don’t Know Me)”;

→ Originalmente, a música “Too Close” era para se chamar “Perfect For Me”, mas a produção mudou o nome;

Bang Chan também faz os sussurros de “Problem”, porém, ele só é creditado no álbum e em “나에게 손 (Hands On Me)”.

TEASERS

  • No dia 14 de maio, faltando exatamente 10 dias para o álbum, Naya anunciou em suas redes sociais que os próprios fãs estariam convidados a fazer uma capa para o próximo single dela, e que a melhor, seria oficial. Milhares foram enviadas, principalmente após terem perguntado o que ela queria e ela respondeu que gostaria de ver algo “old school”.
  • Em 17 do mesmo mês, um teaser dos 12 segundos iniciais foi lançado, anunciando que seria uma colaboração com Jessi.
  • Em 19/05/14, foi anunciado o vencedor da capa do single.
  • Dois dias depois, foram divulgados mais dois áudio teasers.

VÍDEOS

NAYA PROBLEM FEAT. JESSI: o music video possui um enredo principal – o namorado da cantora no vídeo termina com ela por motivos desconhecidos, e ao sair com as amigas, acaba o encontrando numa lanchonete estilo anos 50. A coreografia é exibida em cima de balcões e mesas.

NAYA BREAK YOUR HEART RIGHT BACK FEAT. YOUNG K: como uma continuação da história de “Problem”, Naya vai para a escola (estilo americana) no dia seguinte, descobrindo que o ex-namorado havia a traído com outra pessoa, e então, ela encontra alguém melhor. Todo o vídeo se passa em ambientes diferentes da escola.

COREOGRAFIAS

NAYA “PROBLEM” FEAT. JESSI DANCE PRACTICE: lançado alguns dias depois da estreia do álbum, trabalhou com Naria, do Prepix Dance Studio, da Coreia do Sul para a coreografia completa, exceto o refrão do meio. (Problem) Jessi não participa do vídeo.

NAYA BREAK YOUR HEART RIGH BACK FEAT. YOUNG K DANCE PRACTICE: a coreografia também foi feita por Naria. Young K não participa do vídeo. (1:04-1:19)

PROMOÇÕES

  • 24/05/15 – Inkigayo. Vencedor: “Loser” – BIGBANG;
  • 28/05/15 – M Countdown. Vencedor: “View” – SHINee;
  • 27/05/15 – Show Champion. Vencedor: “View” – SHINee
  • 29/05/15 – Music Bank. Vencedor: “View” – SHINee;

SHOWS

  • 31/07/15 – KCON Los Angeles
  • 01/08/15 – KCON Los Angeles
  • 02/08/15 – KCON Los Angeles
  • 08/08/15 – KCON New York

FIGURINOS

MY EVERYTHING ERA (2015)

O quarto comeback da cantora ᑎᗩYᗩ ocorreu em 6 de novembro de 2015, com um novo mini álbum intitulado “My Everything”. Dessa vez, a solista da JYP Entertainment traz em seu repertório os gêneros musicais de balada, synth-pop, dance, R&B e EDM, assim como grandes colaborações com Henry Lau, Hwasa (MAMAMOO) e Amber (f(x)). Duas músicas do disco foram produzidas por Cashmere Cat, uma DJ norueguesa e ZEDD.

Kwon divulgou o nome do seu novo projeto antecipadamente sem que ninguém soubesse. Um mês antes, ela tweetou que para o seu próximo comeback, realmente daria tudo de si. “Excited to show what’s coming next. I will really give my everything to you, guys. Lots of love”.

O ÁLBUM

  1. Love Me Harder feat. Henry Lau
  2. Be My Baby feat. Cashmere Cat
  3. 마지막 한번 (One Last Time)
  4. Break Free feat. Zedd
  5. Bang Bang feat. Hwasa & Amber
  6. 왜 그래 (Why Try)
  7. 너의 마음을 조금이라도 (Just A Little Bit Of Your Heart)
  8. 나의 모든것 (My Everything)

FATOS DO MINI ÁLBUM

“Bang Bang” foi a primeira música a ser escrita e gravada para o novo mini álbum, mas Naya odiava a música e não conseguia se identificar, chegando a atrapalhar o processo de gravação. Ela enviou a faixa para Amber, com quem tinha amizade, e ela enviou um áudio com um rap para a música. A americana mostrou a nova parte para os produtores e, mais tarde, Hwasa foi convidada a participar também;

→ Ela explicou que com a adição de Hwasa e Amber em “Bang Bang”, enxerga a letra como forma de aceitação corporal e amor próprio;

→ Em entrevista, contou que nunca pensou em fazer uma música do gênero EDM, primeiramente porque JYP não gostava. Mas, no fim, concluiu que foi uma experiência incrível e de abrir a mente. A empresa entrou em contato com o DJ ZEDD, que inicialmente iria mandar “Break Free” para Austin Mahone;

→ Naya teve a oportunidade de escrever “마지막 한번 (One Last Time)”, “나의 모든것 (My Everything)”, “Be My Baby”, junto da produtora dessa última, Cashmere Cat e de “Love Me Harder”, com Henry.

” 너의 마음을 조금이라도 (Just A Little Bit Of Your Heart)” é uma canção escrita por Henry Lau, que entrou em contato e disse que tinha uma música preparada para que a artista gravasse. Depois de ter ouvido a demo e chorado, Naya imediatamente quis uma colaboração com o cantor;

“Love Me Harder” foi envolvida em muitas controvérsias, por existirem muitas conotações sexuais na música. Inclusive, algumas partes da letra original tiveram de ser mudadas para serem apresentadas na televisão, mas ela performa a primeira versão em seus shows;

“나의 모든것 (My Everything)” vira uma dedicatória para um integrante de sua família mais tarde;

→ Em 2019, “마지막 한번 (One Last Time)” também se torna uma música-homenagem.

TEASERS

  • Kwon compartilhou várias imagens referentes ao seu conceito para o comeback, postando imagens de planetas, extraterrestres e ficção científica;
  • Foi divulgado um teaser de coreografia no dia 1º de novembro, com o áudio da música contendo o instrumental e o vocal de apoio, apenas (0:37-1:13);
  • Em 10 de novembro, um vídeo de 1 minuto do por trás das cenas de “Love Me Harder” foi revelado, apenas com o instrumental;

VÍDEOS

NAYA BREAK FREE FEAT. ZEDD MUSIC VIDEO: teve seu lançamento no dia 4 de novembro de 2015. O MV mostra Naya lutando contra alienígenas e salvando seus dançarinos em outro planeta, de onde escapam com sucesso na espaçonave de Zedd.

NAYA BREAK FREE FEAT. ZEDD (SPACESHIP VERSION): a segunda versão do vídeo foi exibida pela primeira vez no dia 8 de novembro, com enfoque na coreografia da música, que é realizada dentro da espaçonave.

NAYA LOVE ME HARDER FEAT. HENRY LAU: o vídeo foi postado no dia 11 de novembro, sendo o mais sexy até o momento gravado pela cantora, famosa por sua aparência fofa e inocente. Os cenários contam com uma sala de areia, retratando o tempo, um tanque de água e escadas, onde ambos aparecem juntos.

NAYA ONE LAST TIME MUSIC VIDEO: em forma de agradecimento pela incrível promoção de “My Everything”, Naya lançou mais um vídeo no dia 20 de novembro, completando exatamente duas semanas desde o início de seu comeback. Ela gravou ” 마지막 한번 (One Last Time)” após perceber que era a música favorita de muitos Kitty Kats. O vídeo foi feito em primeira pessoa, de modo que o espectador pode se enxergar dentro do contexto da história, onde o mundo está prestes a acabar.

COREOGRAFIAS

NAYA BREAK FREE FEAT. ZEDD (SPACESHIP VERSION): a própria segunda versão do music video funciona como um dance practice. Toda a coreografia foi feita por Yanis Marshall.

NAYA LOVE ME HARDER FEAT. HENRY LAU: apesar da performance ao vivo não ter coreografia, ambos trabalharam juntos para criarem a movimentação para a música, onde a solista coreografou a maior parte, com base na sua experiência na modalidade de dança contemporânea quando estudava na Orange County School of Arts.

PROMOÇÕES

  • 06/11/15 – Music Bank. Vencedor: “Break Free” – ᑎᗩYᗩ
  • 08/11/15 – Inkigayo. Vencedor: “Break Free” – ᑎᗩYᗩ
  • 10/11/15 – The Show. Vencedor: “Break Free” – ᑎᗩYᗩ
  • 14/11/15 – Show! Music Core. Vencedor: “Break Free” – ᑎᗩYᗩ

FIGURINOS

CHRISTMAS & CHILL ERA (2015)

Depois do imenso sucesso de “Break Free” e “Love Me Harder”, ᑎᗩYᗩ preparava em segredo mais um presente para sua fanbase. Seu segundo EP natalino teve seu lançamento no dia 25 de dezembro, com o nome de “Christmas & Chill”.

Em seu Twitter, explicou que não faria promoções para esse projeto como fez para “Christmas Kisses”, por estar envolvida nas apresentações de final de ano e do projeto de sua primeira turnê, pedindo que realmente interpretassem como um presente de Natal dela diretamente para seus fãs, agradecendo por todo o apoio.

O ÁLBUM

  1. Intro (Christmas & Chill)
  2. 이번 크리스마스 (This Christmas)
  3. December
  4. 크리스마스 만이 아니다 (Not Just On Christmas)
  5. 참된 사랑 (True Love)
  6. 겨울의 것 (Winter Things)

FATOS DO EP:

→ Todo o EP foi feito por Naya, desde produção, composição e letra;

→ Ela terminou o projeto em uma semana;

→ É a primeira vez que uma de suas músicas contém um instrumental de ukulele;

→ Suas faixas favoritas são “이번 크리스마스 (This Christmas)”, “December” e “참된 사랑 (True Love)”;

→ O EP ganhou apenas um vídeo de ensaio fotográfico, com “December” ao fundo (imagem da era).

FESTIVAIS

  • 02/12/15 – MAMA
  • 27/12/15 – SBS Gayo Daejun
  • 30/12/15 – KBS Gayo Daechukje
  • 31/12/15 – MBC Gayo Daejeon
  • 17/02/16 – GAON Chart Music Awards 2015

NOMEAÇÕES

  • MAMA – Melhor Artista Feminina. Vencedor: Taeyeon (BoA, IU, Naya, Ailee e Hyuna)
  • MAMA – Melhor Performance Solo. Vencedor: Hyuna “Roll Deep” (Gain, Niel, J.Y.Park, Naya e Amber)
  • MAMA – Melhor Colaboração. Vencedor: Naya feat. Henry Lau “Love Me Harder” (Zion. T & Crush, Bastarz, VIXX LR, Soyou & Kwon Jung-yeol, Infinite H)
  • MAMA – Melhor Performance Vocal Feminina. Vencedor: Ailee “Mind Your Own Business” (Naya, Davichi, Mamamoo, Baek A-yeon, Taeyeon)
  • GAON Chart – Música do Ano Novembro. Vencedor: “Break Free”.

FIGURINOS

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora